São Paulo, domingo, 2 de abril de 1995 |
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Livro ensina como manter o cliente
RODNEY VERGILI
O seu livro "Marketing Direto para o Varejo" procura dar dicas a pequenos e médios empresários de como manter um cliente fiel. O livro é baseado na realidade brasileira, em que a concorrência faz com que não se possa mais ter uma atitude passiva com relação ao cliente. Para vender mais e manter a clientela é preciso ousadia e criatividade, ensina o autor. Adden diz que sua obra pretende resolver um velho problema comercial. O cliente anônimo entra na empresa, compra e desaparece em um nevoeiro. Ele ensina algumas técnicas para se conhecer o cliente e "amarrar-lhe um cordão" que possa ser puxado com alguma frequência. O segredo é escolher um grupo de clientes da área de influência e cadastrá-los no banco de dados da empresa. O conhecimento do perfil do cliente pode fazer com que suas promoções levem em consideração os gostos do consumidor. O livro traz também ensinamentos na área de marketing por telefone e de montagem de mala direta (veja quadro ao lado). São apresentadas técnicas de para a criação de folhetos, catálogos e de produção gráfica. Há, também, casos verídicos de empresas que tiveram sucesso ao aplicarem as técnicas de malas diretas e telemarketing. PARA SABER MAIS: Marketing Direto para o Varejo, de Daniel Oscar Mac Adden, Editora Saraiva e Editora Senac São Paulo, 1995, 168 páginas; preço: R$ 12,00 Texto Anterior: Empresa quer vender 66 mil kg Próximo Texto: 10 DICAS PARA UMA MALA DIRETA EFICIENTE Índice |
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