São Paulo, domingo, 2 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como montar uma loja de artigos para cães e gatos?

Luiz Henrique Dias - São Paulo, SP
Para iniciar o negócio, é preciso ter R$ 15 mil, no mínimo. Com esse dinheiro, dá para instalar a loja (prateleiras, balcões, caixa, displays, gôndolas, letreiros), montar os serviços de banho e tosa (máquinas para banho, secadores, mesa especial para secagem, material para tosa) e adquirir o estoque inicial de mercadorias.
Pode-se começar com um empregado, se o dono também ficar à frente dos negócios. O faturamento mensal no início gira em torno de R$ 3.000.
Nesse tipo de comércio, o empresário precisa ter um mínimo conhecimento do ramo para orientar os clientes.
Para registrar a empresa, é preciso ter ponto comercial e verificar as exigências na prefeitura quanto à lei de zoneamento e instalações.
Deve-se definir a forma jurídica da empresa. Geralmente os pequenos negócios têm a forma de firma individual, constituídos por uma única pessoa.
A sociedade limitada deve ter dois ou mais sócios. A loja pode ser microempresa, desde que a receita brutal anual não ultrapasse a 96.000 Ufirs (Unidade Fiscal de Referência).
A microempresa está isenta, no âmbito federal, do imposto de renda e do PIS. Nos âmbitos estadual e municipal, pode ficar isenta do ICMS (comércio) e ISS (serviços), de acordo com a legislação.
Em São Paulo, a micro é isenta do ICMS, desde que fature anualmente até 10.000 Ufesps (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo) e 100% do ISS, desde que fature até 397 UFMs (Unidade Fiscal do Município).
É preciso ir à Junta Comercial munido de fotocópia autenticada de CIC e RG dos sócios para fazer a busca do nome, pegar formulários e requerimentos e pagar taxas. Depois, deve-se ir à Secretaria de Fazenda e à prefeitura.
As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade; elas serão respondidas pela equipe técnica do sistema Sebrae.

Texto Anterior: Aluguel de máquinas facilita o trabalho
Próximo Texto: Ainda dá tempo para lucrar com a Páscoa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.