São Paulo, domingo, 2 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O peso de um gigante

INÁCIO ARAUJO

Na entrada do castelo de Charles Foster Kane, há um aviso de entrada proibida. A câmera entrará na vida de Kane, magnata da imprensa, político, déspota. Mas, após passar em revista sua vida (virtudes, defeitos, tramóias) ao longo de flashbacks audazes, a poder do uso sistemático da profundidade de campo (que coloca o foco em todo o quadro) e de longos planos sequência, é obrigatório concluir que o aviso não estava errado: a entrada é proibida, o mistério da vida de um homem continua intacto. "Cidadão Kane", o filme, o relatório dessa impossibilidade, tem uma grandiosidade que por vezes ameaça se tornar uma carga. Carrega a invenção e seu peso. É um gigante que, se às vezes ameaça sucumbir, continua um acontecimento maior.
(IA)
CIDADÃO KANE (Citizen Kane). EUA, 1941, 119 min. Direção: Orson Welles. Com Orson Welles, Joseph Cotten. P&B. Legendado. Na Cultura.

Texto Anterior: As marcas da maldade
Próximo Texto: Estréias obtêm audiências baixas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.