São Paulo, sexta-feira, 7 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inadimplência cresce 45%

FLAVIO CASTELLOTTI
DA CIDADE DO MÉXICO

O total de créditos em liquidação (empréstimos vencidos e não pagos) no sistema bancário mexicano cresceu 45% no primeiro trimestre de 1995, chegando a US$ 12,3 bilhões em 31 de março.
Essa quantia corresponde a 15% do total de créditos concedidos pelas instituições financeiras do país.
O presidente da Associação de Banqueiros do México, José Madriaga, disse que a principal razão da inadimplência foi a "brusca variação das taxas de juros".
Ele acredita no aumento, nos próximos meses, das fusões entre bancos e a participação de instituições estrangeiras no país.
Um analista financeiro que não quis se identificar, advertiu que o total de créditos em liquidação é maior que o revelado. "Os bancos estão camuflando a real situação, pois não é o momento adequado para se divulgar maus resultados."
Na tentativa de reverter a atual inadimplência, o governo instituiu um programa de reestruturação de créditos através das UDIs (Unidades de Inversão). Todos os créditos inferiores a US$ 80 mil foram automaticamente convertidos em UDIs.

Texto Anterior: Marido pode deduzir despesas com parto
Próximo Texto: Argentina tenta acordo com bancos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.