São Paulo, sábado, 8 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grande SP pode mudar

MARCELO MENDONÇA
ESPECIAL PARA A FOLHA

A Região Metropolitana de São Paulo precisa ser "redesenhada", diz o secretário Claudio Frederico.
"Uma palavra-chave no conceito de região metropolitana é conurbação (quando não existe solução de continuidade na área urbana entre dois municípios)."
"Veja, por exemplo, Juquitiba (município distante na Grande São Paulo), não está conurbado", diz.
Segundo ele, não existe uma identidade forte dos municípios em relação à região. "Nós estamos falando de regiões novas, mas a mais antiga precisa ser recriada", afirma.
Já existe um projeto de lei na Assembléia propondo mudanças na Região Metropolitana de São Paulo. O projeto não mexe, porém, na composição da região, que tem 39 municípios.
O projeto prevê a ampliação do poder decisório dos municípios na administração da região metropolitana, parte dele hoje concentrado no governo estadual.
Também abre espaço para a participação de membros da sociedade civil nos conselhos metropolitanos.
Campinas
O prefeito de Campinas, José Roberto Magalhães Teixeira (PSDB), aprova a criação de uma região metropolitana e cita o projeto de deputada tucana Célia Leão apresentado na Assembléia no dia 3 de março.
Fariam parte da região: Americana, Artur Nogueira, Campinas (sede), Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Estiva Gerbi, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itapira, Jaguariúna, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d'Oeste, Santo Antonio da Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.
O assunto será discutido na reunião preparatória do Congresso dos Municípios, no próximo dia 24.
Claudio Frederico disse que outras cidades reivindicam o status metropolitano, como Bauru, Jaú, Andradina, Araçatuba e Lins. "Mas é muito difícil imaginar mais do que São Paulo, Santos e Campinas nessa categoria", disse.
(MMç)

Texto Anterior: Santos terá região metropolitana
Próximo Texto: Cidades do litoral atuam 'em equipe' desde 92
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.