São Paulo, sábado, 8 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidades do litoral atuam 'em equipe' desde 92

MARCELO MENDONÇA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Mesmo sem uma região metropolitana oficial, os nove municípios que compõem a Baixada Santista (Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente) mantêm desde a eleição de 1992 um colegiado de prefeitos.
Segundo o prefeito de Santos, David Capistrano (PT), esse colegiado suprapartidário identificou diversos problemas que não podem ser resolvidos isoladamente, mas "que demandam soluções metropolitanas".
Em 1993 e 1994, os prefeitos apresentaram ao governo do Estado um conjunto de propostas para inclusão no orçamento estadual. Esses projetos traziam seus custos já calculados, segundo Capistrano.
"Nos seus dois últimos anos de governo, Fleury nunca recebeu os prefeitos da região", disse o prefeito de Santos.
A proposta de criação de uma região metropolitana foi entregue a todos os candidatos ao governo do Estado em 1994. Em fevereiro deste ano, os prefeitos tiveram uma reunião com Covas e pediram a metropolização da Baixada Santista.
Segundo David Capistrano, os prefeitos entregaram ao governador um abaixo-assinado com mais de 30 mil assinaturas de pessoas residentes na área.
Pediram também que o conselho da futura região metropolitana tivesse representação da sociedade civil, em paridade com representantes do Estado e das cidades.
Houve uma segunda audiência com o governador e seu secretariado no último dia 23.
(MMç)

Texto Anterior: Grande SP pode mudar
Próximo Texto: Edifício inacabado sofre implosão hoje em Vitória
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.