São Paulo, segunda-feira, 10 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERUANAS

LUCAS FIGUEIREDO
DO ENVIADO ESPECIAL

A mulher de Fujimori, Susana Higuchi, que vive separada do marido há alguns meses, quebrou o silêncio que vinha mantendo na última semana e pediu ao Juizado Nacional de Eleições que suspenda a votação devido a tentativa de fraude. Há um mês, Susana disse que Fujimori "não conhece o que é democracia".
Em compensação, Keiko, filha do presidente, se tornou uma sombra do pai durante a campanha eleitoral. Sempre amistosa com os repórteres, foi excelente cabo eleitoral de Fujimori.

As autoridades peruanas residentes em Lima têm tratamento especial do Exército. As ruas onde moram são fechadas ao trânsito com grandes blocos de concreto e soldados armados de fuzis revistam os volumes dos pedestres considerados suspeitos.

A lei seca, que vale para os dois dias anteriores às eleições, acabou com um passatempo favoritos dos peruanos: tomar pisco sour (bebida feita com aguardente de uva) nos bares do bairro histórico de Barranco, de onde se tem uma bela vista do oceano Pacífico.

Os peruanos também estão privados de outra paixão nacional: as touradas. A temporada de "corrida de touros", onde todos acabam sendo mortos pelos toureiros, acontece de novembro a janeiro. O "esporte" é quase tão popular quando o futebol e o vôlei.

Ganha um doce quem adivinhar como Fred Flinstone, personagem de desenho animado que vive na pré-história, é chamado pelos peruanos: Pedro Pica Piedras;

O Hotel Crillon (cinco estrelas), que hospeda boa parte dos correspondentes estrangeiros em Lima, tem 18 andares. Apesar disso, o 13º piso não "existe". O indicador luminoso do elevador que indica os andares simplesmente salta do 12º para o 14º. "É para não dar azar", explica o ascensorista.
(LF)

Texto Anterior: Exército reprime protesto por eleição limpa
Próximo Texto: Escândalo derruba conservador britânico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.