São Paulo, quinta-feira, 13 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Universidade no Rio inaugura computador de alta velocidade

RONALDO SOARES
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) inaugurou ontem um computador capaz de tornar a estrutura dos automóveis mais resistente a colisões, traçar projeções de sistemas financeiros para empresas e até ajudar na despoluição da baía de Guanabara.
Trata-se, na verdade, de um supercomputador -aparelho de altíssima velocidade de cálculo e grande dimensão de memória.
Ele foi adquirido junto à Cray, empresa norte-americana que é a maior fabricante mundial de produtos do gênero.
O supercomputador Cray é uma reivindicação antiga dos técnicos da Coppe (Coordenação do Programas de Pós-Graduação em Engenharia da UFRJ).
Inicialmente, eles vão usar o aparelho em projetos que já estão em andamento, como a exploração de petróleo em águas profundas, entre outros.
Segundo o diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa, 52, o computador pode ser útil também para a "retomada do crescimento do Rio".
"A idéia é colocar o supercomputador Cray a serviço da indústria. Com ele podemos simular um acidente automobilístico, por exemplo. Isso torna possível melhorar a qualidade das estruturas dos carros", afirmou Pinguelli.
O aparelho, que não tem similar na América Latina, faz até simulações de testes com explosivos nucleares, de acordo com Pinguelli.
"Mas aqui no Brasil ele será usado em questões que nos interessam mais, como a despoluição da baía de Guanabara", disse o diretor da Coppe.
Nesse caso, o supercomputador vai permitir a identificação rápida do tipo e da origem das substâncias poluentes presentes na água do mar da baía de Guanabara.
O supercomputador Cray foi comprado por US$ 1,5 milhão, com recursos obtidos junto à Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).

Texto Anterior: Significado é oposto para judeus e cristãos
Próximo Texto: Missa celebra bodas de Maluf
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.