São Paulo, quinta-feira, 13 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prosseguem combates com guerrilha tadjique

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Unidades da guarda de fronteiras do Tadjiquistão, reforçadas por tropas da CEI (Comunidade de Estados Independentes), principalmente russas, travaram novos combates ontem no leste da ex-república soviética contra guerrilheiros separatistas da região autônoma de Gorno-Badakhchan.
O oficial russo Andrei Nikolaiev, comandante das forças da CEI, disse que a guarda de fronteiras tadjique e seus aliados registraram 24 mortos e mais de 50 feridos desde o início dos combates, na sexta-feria passada.
As baixas entre os rebeldes, afirmou Nikolaiev em Moscou, são mais de 200 mortos.
Situado na Ásia central, o Tadjiquistão é a mais pobre das repúblicas que até 1991 compunham a hoje extinta União Soviética. Integra hoje a CEI, confederação de 15 repúblicas da ex-URSS, das quais a mais poderosa é a Rússia.
Um porta-voz das forças da CEI disse em Duchambe, a capital tadjique, que os guerrilheiros separatistas lançaram novos ataques anteontem à noite, mas "foram repelidos e sofreram pesadas baixas.
Os rebeldes atacam a partir do vizinho Afeganistão -cujo governo negou que esteja dando qualquer assistência militar à guerrilha.
Em Moscou, Adbunabi Satar-Zadeh, porta-voz dos rebeldes tadjiques, responsabilizou a CEI e o governo do Tadjiquistão pelo reinício dos combates.
Segundo ele, a Rússia reforçou suas tropas na república em fevereiro, violando um acordo de trégua firmado no ano passado.
Tropas russas continuaram a combater ontem também na Tchetchênia, república separatista na região do mar Cáspio.
Segundo o ministro russo da Defesa, Pavel Gratchev, o foragido presidente tchetcheno, Djokhar Dudaiev, "está morto ou ferido". Não houve confirmação do Ministério do Interior, que comanda as operações na Tchetchênia.

Texto Anterior: Editora russa lança 'Hitler' em CD-ROM
Próximo Texto: Combates matam 19 na Colômbia; Susana quer voltar para Fujimori; Reino Unido anuncia retirada da Irlanda; Invadido Parlamento da Belarus; Holandês pede pena para eutanásia; Posadas era alvo, diz investigação; Sri Lanka enfraquece bloqueio albanês a tâmiles; Israel condena rabino por incitar racismo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.