São Paulo, domingo, 16 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Adolescente troca tênis importado por patins

DA REPORTAGEM LOCAL

O par de patins tomou o lugar do tênis importado na lista de prioridades dos teens paulistanos. Mesadas e salários são economizados para a compra das melhores marcas norte-americanas, que chegam a custar mais de R$ 500,00.
Pais, tios ou irmãos que viajam para os EUA trazem na mala Rollerblades no lugar de Nikes e Ultrawheels em vez de Reebooks.
A febre atinge da empregada doméstica ao filho da patroa, como na casa de Lígia Ferreira da Cruz Piroselli, 32. Ela acabou de trazer dos EUA dois pares para os filhos Gabriel, 6, e Amanda, 8, que vão ao Ibirapuera (zona sul).
O local é frequentado por sua empregada de 16 anos. "Ela também vai muito à pista do shopping Eldorado", conta Lígia.
Juliana Leone, 17, a "Big", é uma das que não abrem mão da segurança e só patina na marquise do Ibirapuera. Ela tem um par de Rollerblade (a marca norte-americana mais famosa) quase intocado.
"O primeiro que comprei não era muito bom. O meu tio trouxe este dos EUA esta semana", diz.
Já Fabíola de Oliveira Simões da Silva, 15, acha o local "entediante". Ela prefere dar "mortais" e "aeros" (veja quadro ao lado) no half pipe (pista em forma de U da Rollerbrothers). Fabíola confirma o ar radical nas calças largas amarradas com cordão na cintura e na mecha de cabelo descolorido.
Ela trabalha em uma microempresa fazendo artesanato de cerâmica. Sem dinheiro para comprar, seus patins foram fornecidos pela equipe Moska, que patrocina seis teens em competições.
O despachante Demétrio Cunha, 56, emprega parte de sua renda para se produzir para as pistas. Ele troca o sapato e a camisa social por moletons e bermudas especiais para patinar nos finais de semana.
Veterano no esporte, pratica há 14 anos. "Mandei até fazer um anel com o desenho de um patim. Sou solteiro e costumo dizer que casei com a patinação", diz.
Entre os garotos, a bermuda larga que termina nos joelhos e as camisetas de bandas de rock, como Ramones, reafirmam a semelhança com os skatistas.

Texto Anterior: Falta de 'vícios' facilita regime de criança
Próximo Texto: FRASES
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.