São Paulo, quarta-feira, 19 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Impunidade é suposta causa

DA REPORTAGEM LOCAL

A impunidade é apontada como incentivadora de novas chacinas por grande parte de organizações de defesa de direitos humanos ouvidas ontem pela Folha.
Para Sandra Carvalho, coordenadora-executiva da Comissão Teotônio Vilela de Direitos Humanos, "a responsabilização das pessoas que praticam os crimes serve como freio e prevenção de novas chacinas."
Ela considera necessário um programa de proteção às testemunhas. "As pessoas têm medo de sofrer algum tipo de retaliação por parte dos autores do crime", diz.
O presidente da seção brasileira da Anistia Internacional, Carlos Alberto Idoeta, disse que "a repetição das chacinas provoca uma banalização do mal."
Segundo ele, "a impunidade acaba entorpecendo a opinião pública, que não se comove mais com este tipo de crime", afirma.
Idoeta considera que existe uma "tolerância" desse tipo de crime por parte da população. "Os matadores exercem as funções desacreditadas pela população. Eles acabam fazendo o papel de polícia, delegado, juiz e até mesmo carrasco", afirma.
O deputado estadual Conte Lopes (PPR), ex-capitão da PM em São Paulo, também afirmou que a impunidade contribui para a ocorrência de chacinas.
"O governo quer desarmar a população, mas não adianta deixar os bandidos armados", disse.

Texto Anterior: Acusado de mortes em Guarulhos é preso
Próximo Texto: Briga teria causado chacina
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.