São Paulo, quarta-feira, 19 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Historiadora assessora autores de 'Sangue do meu Sangue' no SBT

DA REPORTAGEM LOCAL

O SBT contratou uma historiadora para assessorar os autores de sua próxima novela, "Sangue do meu Sangue", que deve estrear em 26 de junho.
Mestre em história pela USP e funcionária da Secretaria de Cultura do Estado, Ana Luíza Martins Camargo de Oliveira faz um levantamento sobre o cotidiano do Rio de Janeiro durante o final do século 19, no ocaso do reinado de D. Pedro 2º (época em que é ambientada a trama).
O linguajar, a vestimenta e -principalmente- a condição social dos personagens da novela (um "remake" do original de Vicente Sesso exibido pela Excelsior em 69) serão baseados na pesquisa da Ana Luíza.
"A sociedade do final do Império era imobilista", explica. "Quem não era membro da corte era escravo. Havia uma quantidade muito pequena de burgueses."
Esse rigor histórico vai causar mudanças na caracterização de alguns personagens. Mariana (Yara Lins), por exemplo, teve suas fontes de renda alteradas.
No texto original ela sobrevivia graças à aposentadoria do marido morto e ao dinheiro obtido lavando roupa para fora. Tanto a ocupação como o direito trabalhista, porém, inexistiam no século 19.
Apesar de oficialmente prestar consultoria para os autores Paulo Figueiredo, Rita Buzzar e Walkyria Portelo, Ana Luíza acaba também dando sugestões para cenógrafos e figurinistas.

Texto Anterior: Crítica da 'Premiere' reúne seus absurdos
Próximo Texto: Bomba! Português abre a Panizzaria Hut !
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.