São Paulo, quarta-feira, 19 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jacareí expõe aquarelas inéditas de Debret sobre Vale do Paraíba

DA REDAÇÃO

A exposição "Debret no Vale do Paraíba: As Montanhas São Azuis" será inaugurada hoje, a partir das 20h30, no Museu de Antropologia da cidade de Jacareí (r. 15 de Novembro, 143).
A mostra reúne oito aquarelas realizadas pelo artista francês durante sua viagem pela região, entre 1827 e 1829.
A viagem de Debret percorreu as cidades de Bananal, Areias, Lorena, Guaratinguetá, Aparecida, Pindamonhangaba, Taubaté e Jacareí, no Vale do Paraíba.
Debret integrou a Missão Artística Francesa que veio ao Brasil em 1816, durante a estada da corte portuguesa (que chegou à colônia em 1808).
A missão, trazida pelo regente D. João 6º e pelo ministro Conde da Barca, trouxe pintores e arquitetos com o objetivo de difundir o estilo neoclássico.
Durante os quase 16 anos que permaneceu no país, Debret retratou cenas cotidianas da colônia e a natureza da região, além de fazer cenários para festividades da corte.
As aquarelas reunidas pela Fundação Cultural da cidade de Jacareí são inéditas, nunca foram expostas nem catalogadas antes. Entre elas, predominam paisagens. A curadoria da exposição é da historiadora Vitória Daniela Bousso.
A exposição fica aberta até o dia 4 de junho, de quarta a domingo, das 14h às 18h. A entrada é franca.

Texto Anterior: Beastie Boys compram berimbau e apostam no som funk da cuíca
Próximo Texto: 'Sábado' retrata realidade antiapocalíptica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.