São Paulo, quarta-feira, 19 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Boa vontade

Boa Vontade
O governo de São Paulo pode contar com a boa vontade dos paulistanos no que diz respeito ao controle da poluição. Segundo pesquisa Datafolha publicada ontem, 60% da população defende um eventual rodízio de automóveis, no qual veículos com placas pares circulariam em dias pares, e veículos com placas ímpares, em dias ímpares.
O alto índice de endosso superou as expectativas do próprio autor da proposta, o secretário estadual do Meio Ambiente, Fábio Feldmann. Até a semana passada, o secretário imaginava ser necessário fazer uma série de campanhas de conscientização para que a população "comprasse" a idéia do rodízio.
É bom ainda salientar que a proposta "comprada" foi das mais radicais: 50% da frota se veria impedida de trafegar em qualquer região da cidade, durante o inverno, no intervalo entre 7h30 e 19h30. Apesar disso, 58% da população que utiliza automóvel aceitaria abrir mão desse conforto. Esse último resultado revela uma consciência comunitária e uma maturidade ambiental francamente surpreendentes.
Na teoria, se dependesse unicamente da boa vontade dos paulistanos, São Paulo se tornaria de um dia para o outro uma cidade melhor, menos poluída e com menos congestionamentos. Mas, com um aumento tão brusco da demanda, o sistema de transportes coletivos simplesmente entraria em colapso. Teria de absorver cerca de 3 milhões de novos usuários por dia.
Técnicos da prefeitura e do governo já estudam uma proposta alternativa mais suave, segundo a qual o motorista seria obrigado a deixar o carro em casa apenas uma vez por semana. Avaliam ainda complementos como campanhas de incentivo à carona e controle da regulagem dos veículos, principalmente ônibus e caminhões.
Seria lógico prever que essas medidas, menos radicais, teriam um endosso ainda maior.
Cansado de passar longas horas preso no trânsito, agredido pela péssima qualidade do ar, o paulistano se dispõe a fazer a sua parte para melhorar a cidade. Resta esperar que o governo e a Prefeitura de São Paulo saibam honrar esse endosso e adotem medidas efetivas de controle da poluição.

Texto Anterior: Por um Cavallo
Próximo Texto: Palpite infeliz
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.