São Paulo, quinta-feira, 20 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Procura por crédito rural é maior que recursos

DA REPORTAGEM LOCAL

A Superintendência Estadual de São Paulo do Banco do Brasil informou ontem à noite, por intermédio da assessoria de imprensa, que a procura de empréstimos pelos produtores rurais está sendo superior à disponibilidade de recursos, que é de R$ 150 milhões para todo o país.
Segundo a assessoria de imprensa, a superintendência paulista ainda não dispunha de informações sobre os empréstimos eventualmente contratados no primeiro dia de reabertura das operações de crédito rural.
Essas operações estavam suspensas desde o último dia 6, quando o Congresso decidiu pelo fim da TR (Taxa Referencial de juros) como indexador dos contratos de crédito rural.
O governo decidiu reabrir as operações anteontem, conforme a Folha noticiou, baseado em parecer da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, segundo o qual a decisão do Congresso só terá validade legal a partir de sua publicação no "Diário Oficial".
Até que isso ocorra, serão aplicadas as regras anteriores para os contratos que estão sendo assinados desde ontem.
O miniprodutor está isento da correção pela TR e paga apenas juros de 6% ao ano; o pequeno produtor paga 50% da TR, mais 6% de juros ao ano; os médios e grandes produtores pagam pelo empréstimo a TR integral, mais 11,5% de juros ao ano.
Paraná
O primeiro dia de reabertura dos financiamentos agrícolas movimentou R$ 20 milhões em contratos do BB do Paraná.
A Assessoria de Imprensa do BB do Paraná informou que a procura esgotou todos os recursos que a superintendência regional tinha disponível para emprestar ao setor agrícola.

Texto Anterior: Acordo eleva alíquota de 10% para 11%
Próximo Texto: BC não liquidará banco estadual, afirma Arida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.