São Paulo, quinta-feira, 20 de abril de 1995
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Senadores tentam melhorar imagem com 'aulas' de marketing político

RAQUEL ULHÔA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O jornalista e publicitário Mauro Salles (da agência Salles Interamericana) deu ontem a primeira de uma série de "aulas" que serão ministradas aos senadores para que divulguem melhor a sua própria imagem e a do Senado.
Houve momentos de constrangimento. Salles criticou a baixa audiência -apenas oito senadores apareceram. Disse que o Senado tem uma imagem negativa perante a opinião pública e que dicas de marketing político são importantes para os parlamentares.
Um dos conselhos do publicitário foi para que os senadores mantenham a "liturgia" (ritual) do cargo. Deu o exemplo do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que, segundo ele, preserva a liturgia do cargo até na sobriedade ao vestir.
No momento em que Salles ensinava regras de elegância, entrou na sala o senador Gilvan Borges (PMDB-AP), usando calça jeans, sandália de couro e -segundo ele mesmo afirma- sem cueca.
Sentado em frente a Ernandes Amorim (PDT-RO), acusado de envolvimento com narcotráfico e contrabando de minério, o publicitário disse que "interessa a todos aparecer, menos a sonegadores e traficantes".

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