São Paulo, quinta-feira, 20 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ABL estuda premiação para Fernando Morais

CRISTINA GRILLO
DA SUCURSAL DO RIO

ABL estuda premiação para Fernando Morais
A ABL (Academia Brasileira de Letras) pode premiar o escritor Fernando Morais (autor de "Olga" e de "Chatô, o Rei do Brasil") com o Prêmio Machado de Assis -considerado o de maior prestígio da casa.
Com isso, seria resolvida a polêmica envolvendo o Prêmio José Ermírio de Moraes -que dá R$ 50 mil ao melhor livro publicado no ano.
A indicação do livro "A Lanterna na Popa", do economista e deputado federal Roberto Campos (PPR-RJ), colunista da folha, para receber o prêmio desagradou um grupo de "imortais" (como são conhecidos os membros da ABL).
O grupo, liderado pelo escritor Antonio Callado, também colunista da Folha, preferia ver premiado o livro de Fernando Morais.
Para não ter que rever a decisão da comissão que indicou o livro de Campos, a solução encontrada seria entregar um outro prêmio a Morais.
Os dois prêmios serão entregues no mesmo dia. O calendário da Academia prevê a solenidade no dia 20 de julho.
A disputa entre os dois grupos está sendo encarada na Academia como uma prévia do que pode acontecer quando houver uma eleição, já que Campos e Morais podem se candidatar a uma vaga de acadêmico.

Texto Anterior: TJ analisa hoje o recurso de cantor contra o NP
Próximo Texto: Câmara debate textos sobre lei de imprensa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.