São Paulo, sábado, 22 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OEA tem busto de 'falso' Tiradentes

GILBERTO DIMENSTEIN
DO ENVIADO ESPECIAL A WASHINGTON

O presidente Fernando Henrique Cardoso inaugurou ontem um busto com uma imagem falsa de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, cuja morte foi lembrada ontem na Organização dos Estados Americanos (OEA).
Esculpido em bronze, o busto mostra Tiradentes com barbas e cabelos compridos. É a imagem difundida e está na memória dos brasileiros, mas, segundo pesquisas realizadas em Minas Gerais, comprovou-se que é falsa.
A Polícia Militar mineira, corporação da qual Tiradentes fez parte, refez sua imagem, a partir de descobertas históricas. Quando Tiradentes foi levado preso, havia aparelhos para se barbear em sua casa. Além do mais, não era permitido, segundo o regimento, que se usasse barba na PM.
A hipótese levantada é de que o primeiro retratista de Tiradentes, tentando reforçá-lo como vítima no enfrentamento com Portugal, preferisse uma imagem semelhante a Jeus Cristo.

Texto Anterior: Professora pede "justiça"
Próximo Texto: Presidente faz papel 'de subalterno', diz Lula
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.