São Paulo, sábado, 22 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Índice em SP chega a 26%

DA FOLHA NORTE

Segundo a pesquisa da Unicef, a região de São José do Rio Preto tem cidades com até 26,2% de analfabetos -índice superior à media nacional de 20,1%.
A cidade líder no ranking do analfabetismo é São Francisco, com 1.162 pessoas com mais de 15 anos que não sabem ler e escrever do total de 4.445 habitantes.
São José do Rio Preto e Araçatuba, as duas maiores cidades da região, têm índices de 8,4% e 9,6% respectivamente. Juntas, somam 39.152 analfabetos.
O município de Paulo de Faria tem a maior porcentagem de analfabetos entre jovens da região, de 7,4% do total. Pontes Gestal, vizinha a Paulo de Faria, tem um dos índices mais baixos de analfabetismo do país, de 0,9%.
Para o sociólogo Pedro Filardi, 45, coordenador do Centro de Estudos Econômicos e Sociais Toledo, de Araçatuba, o elevado índice de analfabetismo da região está relacionado com a má distribuição da renda. "Muitas famílias pobres no campo e periferia das cidades não conseguem arcar com os estudos dos filhos, que trabalham para ajudar nas contas da casa".
Para mudar esse quadro, empresas privadas e públicas criam programas de alfabetização, como o Colégio Anglo (em Rio Preto), a Facchini (em Votuporanga) e o projeto Educar (Banco do Brasil).

Texto Anterior: Cidade no AM tem 81% dos jovens analfabetos
Próximo Texto: Estudantes trocam escola por lavoura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.