São Paulo, sábado, 22 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cultura exibe 'Jornada do Pavor', um dos mistérios de Orson Welles

INÁCIO ARAUJO
DA REDAÇÃO

"Jornada do Pavor", que a Cultura exibe hoje às 22h30, é um raridade e um desses mistérios típicos de Orson Welles.
Várias vezes perguntou-se a Welles -que produziu o filme e escreveu o roteiro com Joseph Cotten- qual a sua parte na realização e por que, afinal, não assina sua direção.
Em sua longa entrevista a Peter Bogdanovich, Welles diz que seu projeto não era dirigir o filme, o que parece confirmado pela cronologia. Se é assim, sua briga com a RKO, o estúdio responsável por seus filmes, não tem nada a ver com essa história.
Welles começou em agosto de 1941, ao mesmo tempo, a preparação de "Soberba", "Jornada do Pavor" e "It's All True" (o filme que veio fazer na América Latina).
Após rodar "Soberba", ele participa do planejamento de "Jornada do Pavor", filma as cenas em que é ator e viaja para a América Latina. Welles atribui a direção a Norman Foster, mas afirma que organizou o plano de direção.
A queixa central de Orson Welles em relação a "Jornada do Pavor" é contra a RKO, com quem suas relações se deterioraram quando filmava no Brasil. Ele diz que o estúdio arruinou o filme na montagem. A mesma opinião que tem sobre "Soberba". "Soberba" sobrevive às mutilações. Hoje é a vez de saber se o mesmo acontece com "Jornada".
(IA)

Texto Anterior: Simpósio discute o pensamento de Foucault
Próximo Texto: Ulysses Cruz aprende a rir com um texto menor de Shakespeare
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.