São Paulo, domingo, 23 de abril de 1995
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Rede de Ribeirão tem crescimento de 32%

GEORGE LOYOLLA
DA FOLHA NORDESTE

A rede de lojas A Modelar, revendedora de eletrodomésticos com sede em Ribeirão Preto, registrou crescimento de 32% em seu faturamento desde a implantação do Plano Real, segundo Francisco Rubens Calil, 58, diretor-comercial da empresa.
O grupo tem 28 lojas no interior paulista e triângulo mineiro.
Calil disse que o desempenho das vendas só não foi maior porque o governo interveio e reprimiu o consumo, com medidas de restrição ao crédito.
"Isso foi ruim para o consumidor, que voltava a poder praticar seu direito de comprar", disse.
Por outro lado, ele afirmou que a medida, mesmo que antipática, teve sua validade confirmada nos números crescentes de inadimplência (atraso no pagamento).
Segundo o diretor-comercial, até o final de 95, a empresa deve crescer pelo menos mais 5%, atingindo um faturamento de US$ 55 milhões.
Para chegar lá, o grupo decidiu agilizar o programa de reestruturação administrativa e profissionalizar o sistema de gestão, hoje familiar.
Mesmo com o aumento do faturamento, Calil afirma que a empresa praticamente não fez investimentos em ampliação.
Durante o ano passado, o grupo abriu apenas uma nova loja, na cidade de Ribeirão Preto.
Para ele, o principal desafio para os próximos meses, além da reestruturação interna da empresa, é manter a competitividade sem poder repassar os aumentos das indústrias fornecedoras aos preços dos produtos.
"As indústrias tiveram seus custos com matéria-prima e mão-de-obra, mas não podemos repassá-los ao consumidor, tendo que enfrentar juros de 8% a 9% ao mês para financiar os estoques."

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