São Paulo, domingo, 23 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como saber a fração ideal

TELMA FIGUEIREDO
DA REPORTAGEM LOCAL

Para saber qual a fração ideal de terreno que cabe a cada unidade, peça a especificação de condomínio ao síndico ou a administradora que atende o prédio.
A especificação de condomínio é um instrumento que especifica as áreas (útil, total, de garagem) e a fração ideal de terreno correspondente a cada apartamento.
Em um prédio com 50 unidades de área idêntica, por exemplo, a fração ideal por apartamento é de 2%.
A soma de todas frações ideais do condomínio deve ser igual a 100%.
Considerando-se que o total das despesas aprovadas em determinado mês seja R$ 5.000 no edifício tomado como exemplo, caberá a cada apartamento parcela de condomínio de R$ 100.
Quanto maior a área útil (de uso privativo) de uma unidade, maior a fração ideal que ela tem no terreno. Isso irá determinar a cota que lhe cabe no rateio do gastos do condomínio.
"Se o síndico ou a administradora se negar a mostrar a especificação do condomínio, o interessado pode tirar uma cópia do documento no cartório", diz o advogado José Roberto Graiche, presidente da Aabic-SP.
O documento pode ser encontrado no Cartório de Registro de Imóveis correspondente à região que pertence o prédio.
(TF)

Texto Anterior: Lei estabelece forma de ratear as despesas
Próximo Texto: Cobrança pode ser contestada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.