São Paulo, domingo, 23 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paz neutraliza palestinos

JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL

O Oriente Médio continua sendo o grande pólo de concentração de organizações e de fontes de financiamento do terrorismo. Mas os atentados estão diminuindo.
A causa principal está no acordo de paz entre Israel e a OLP em setembro de 1993 e entre Israel e a Jordânia em julho do ano seguinte.
Paradoxalmente, foi a aceleração desse processo que colocou em evidência o hoje mais ativo dos grupos, o Hamas (Movimento de Resistência Islâmica), formado em 1987. Ele se opõe às autoridades legais palestinas e israelenses em Gaza e na Cisjordânia.
Outro atentado idêntico, em janeiro último, matou 19 israelenses perto de Tel Aviv e foi reivindicado pelos pró-iranianos da Jihad Islâmica (guerra santa).
São também os grupos islâmicos que demonstram maior atividade no Egito. O Al-Gamma'a al-Islamiia (Grupo Islâmico) assassinou há cinco anos o presidente da Câmara e feriu, dois anos depois, o ministro do Turismo.
No Líbano, fundamentalistas romperam a paz observada após 17 anos de guerra civil para atentados contra autoridades civis e cristãos maronitas. Pelo menos dez morreram em 94.
(JBN)

Texto Anterior: Gases pegaram Japão de surpresa
Próximo Texto: Terror neonazista não cresce na Alemanha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.