São Paulo, domingo, 23 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ela é a mulher de mil batuques

SONIA FABIANO

Valquiria Rosa, 28, foi iniciada na música muito cedo. Filha de músicos, seu dom soa como herança de família.
Desde os 19 anos ela dá aulas. Domina todos os instrumentos de percussão. Estudou percussão erudita e africana e acabou ficando com os ritmos mais quentes. Instrumentos que deslizam pelas suas mãos: berimbau, pandeiro, tumbadora, bongô, bumbo, surdo, zabumba, tamborim.
Os ritmos brasileiros são tema de seus cursos. Os alunos não aprendem só a técnica, mas os segredos de gêneros como o samba-de-roda (samba baiano), maracatu (típico de Pernambuco), marchas e outros.
Entre estudos e cuidados com a mente (ela pratica ioga), a professora prepara com esmero suas aulas de iniciação musical através da percussão. Ainda acha tempo para organizar o Carnaval 96 e dirigir o bloco de mulheres da escola de samba paulista Flor da Vila Dalila.
A mestra tem currículo invejável: já treinou fanfarras municipais e levou musicalidade a menores carentes. Mês que vem dará aulas abertas, para quem quiser experimentar antes de optar por um curso regular (que tem duração de no mínimo um ano).
Black is batucada! Black is beautiful!
Aulas de percussão. R. Capote Valente, 528. Pinheiros, zona oeste. Terças: 16h/17h30. Quintas: 19h/21h. Informações: Tel. 548-2003. Preço: R$ 20 (uma aula individual) R$ 60 (mensalidade, em grupo).

Texto Anterior: Lá vem a febre das figurinhas
Próximo Texto: Silvio de Abreu confirma graça
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.