São Paulo, terça-feira, 25 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Escolas têm a ganhar com jovens'

'Escolas têm a ganhar com jovens'
Myrian Krasilchik, vice-reitora da USP (Universidade de São Paulo).
"Se é verdade que educação hoje é prioridade, eu creio que é uma prioridade retórica. Ela soa muito bem em programas. Eu creio também que hoje já se está mais sensibilizado para esses problemas educacionais, mas ainda muito longe de receber, por exemplo, na imprensa, o destaque necessário.
A problemática dessa noite é extremamente complexa. Por exemplo, alfabetização é um probnlema comum e há hoje grupos enormes que consideram que o conceito tradicional de alfabetização está ultrapassado -não que eu corrobore essa visão. Dizem que hoje para sobreviver muito bem não é necessário sequer saber escrever um cheque, porque se pode usar dinheiro eletrônico.
É possível um interação muito íntima entre a universidade e a escola. Isso tem sido feito e deve ser aprimorado. Os estágios são ainda programas de enorme potencial em que os alunos se preparam para o magistério -no sentido amplo. Estes professores têm muito a ganhar com a ida às escolas. De outro lado, as escolas têm muito a ganhar com a vinda desses jovens, com idéias novas.
O estagiário poderia durante algum tempo, com a supervisão de professores mais experientes, substituir o professor, que ficaria mais liberado para fazer cursos."

Texto Anterior: 'Desinteresse vem se acentuando'
Próximo Texto: 'Educação é desatualizada'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.