São Paulo, quarta-feira, de dezembro de
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Emprego na indústria de SP se mantém estável, diz Fiesp

DA REPORTAGEM LOCAL; DA REDAÇÃO

Pesquisa aponta abertura de 1.245 postos de trabalho na 2ª semana de abril
O nível de emprego na indústria paulista ficou estável (teve aumento de 0,05%) na segunda semana de abril com relação à primeira, segundo divulgou ontem a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).
O resultado da semana significa a abertura de 1.245 novos postos de trabalho.
No mês, o nível de emprego industrial em São Paulo cresceu 0,08%, com a admissão de 2.066 trabalhadores.
No ano, o aumento no emprego foi de 1,57% e em 12 meses, de 2,38%. Foram abertas, respectivamente, 36.685 e 55.004 novas vagas industriais em São Paulo.
As maiores contratações na semana ficaram por conta dos setores de congelados e supercongelados (aumento de 2,92% no emprego) e de produtos farmacêuticos (mais 2,35%)
Os setores que lideraram o corte de vagas na segunda semana de abril foram produtos de cacau e balas (queda de 7,58%) e calçados de Franca (menos 0,97%).
Números da Seade
A Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados) divulgou ontem os resultados de sua Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED).
Os dados apontam em março, na Grande São Paulo, uma taxa de desemprego correspondente a 13,2% da População Economicamente Ativa (com dez anos ou mais, que está ocupada ou desempregada).
A porcentagem supera a verificada em fevereiro (12,9%) e representa um contingente de desempregados estimado em 1,076 milhão de pessoas.
A elevação do desemprego na Grande São Paulo é interpretada pela Seade como um comportamento sazonal (próprio do período -no caso, o início do ano).
Os dados mostram, ainda, que o desemprego total na Grande São Paulo diminuiu 11,4% nos últimos doze meses. Isso equivale a uma redução de 89 mil pessoas no número de desempregados na região.
A pesquisa da Seade é feita em conjunto com o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

Texto Anterior: Os dilemas do câmbio
Próximo Texto: Juiz derruba juro cobrado de estaleiro pelo BNDES
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.