São Paulo, quarta-feira, 26 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Direita' vem da extrema

CARLOS EDUARDO ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

Dentro do espectro político do partido, a "Democracia Radical" é rotulada como "a direita do PT". Os principais líderes do grupo, no entanto, têm origem política na extrema-esquerda.
José Genoino, por exemplo, militou no PC do B e participou da guerrilha do Araguaia na década de 70. Posteriormente, foi um foi um líderes do PRC (Partido Revolucionário Comunista).
Eduardo Jorge militou no Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR) e, antes de criar a "Democracia Radical" com Genoino, foi o líder da corrente petista "Poder Popular e Socialismo", que, durante anos, atuou muitos graus à esquerda da direção do PT.
O grupo de Genoino e Jorge tem hoje no PT cerca de 10% dos cargos de direção. Tem uma presença maior na sociedade.
Genoino, por exemplo, foi o deputado federal mais votado do PT paulista. A "Democracia Radical" está isolada politicamente no partido e praticamente abandonou a disputa interna no PT.
Nas reuniões da Executiva da legenda, é raro encontrar algum representante da ala de Genoino. Um deles, Augusto de Franco, saiu para trabalhar no programa Comunidade Solidária.
Com a proposta de "repensar o papel da esquerda", o que, na prática, significa aderir a teses da "esquerda cordata", Genoino tornou-se o principal inimigo das correntes de esquerda e extrema esquerda do PT, que vêem no deputado a legítima representação na legenda da "odiada" social-democracia.

Texto Anterior: PT intima ala de Genoino por causa das reformas
Próximo Texto: PFL avança sobre aliados; PPR reage
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.