São Paulo, quarta-feira, 26 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presos se rebelam em 2 penitenciárias de SP

ULISSES DE SOUZA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PRESIDENTE PRUDENTE

Duas rebeliões foram iniciadas ontem, quase no no mesmo horário, nas penitenciárias de Assis e de Presidente Venceslau, na região de Presidente Prudente (558 km a oeste da cidade de São Paulo).
Em Assis (460 km a oeste de São Paulo), os 543 presos do presídio do município tomaram, às 13h15, três agentes como reféns. Eles pedem a revisão das penas.
Em Presidente Venceslau (635 km a oeste de São Paulo), 300 detentos de dois pavilhões se recusaram, às 13h, a retornar às celas. O presídio abriga 600 detentos.
Os rebelados de Presidente Venceslau ficaram no pátio exigindo a presença do diretor da penitenciária, Carlos Augusto Panucci, que estava na capital, e de um juiz-corregedor de presídios.
O juiz-corregedor Antônio José Machado Dias, de Presidente Prudente, aguardava a chegada do diretor da penitenciária. Eles iriam para o presídio no início da noite.
O diretor Panucci deveria chegar ao aeroporto de Presidente Prudente às 17h45 e deveria conversar com uma comissão de presos no início da noite, juntamente com o juiz-corregedor.
Até as 19h de ontem, a situação nas duas penitenciárias era inalterada. A situação mais grave continuava a ser a de Assis. Segundo um funcionário do local, duas mulheres e um homem estavam sendo mantidos como reféns. Não havia informações de feridos. O presídio de Assis foi cercado por cem soldados da PM por volta das 15h.
Em Presidente Venceslau, a PM apenas acompanha as negociações. José do Nascimento, diretor-substituto da Penitenciária de Presidente Venceslau, disse que o líder da rebelião é um preso que foi transferido há 30 dias. Ele teria participado de uma das últimas rebeliões ocorridas no Estado de São Paulo.

Texto Anterior: O Orçamento da prefeitura
Próximo Texto: Motim em Itu dura mais de 3 h
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.