São Paulo, quinta-feira, 27 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo usa FAT para financiar exportações

LILIANA LAVORATTI; VIVALDO DE SOUSA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Mais uma vez, o governo recorreu ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) como fonte extraordinária de recursos. Em 1995, serão retirados do fundo cerca de R$ 450 milhões para aumentar os financiamentos às exportações.
A autorização, prevista na MP (medida provisória) 956, é mais uma forma que o governo utiliza para incentivar as exportações e tentar reverter os últimos déficits registrados pela balança comercial (exportações menos importações).
A MP permite ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) usar 8% da arrecadação do PIS-Pasep para tais financiamentos.
Hoje, a receita do PIS-Pasep (contribuição incidente sobre o faturamento das empresas) é dividida da seguinte maneira: 40% para o BNDES e 60% para o FAT.
Criado em 1990, o FAT é responsável pelo pagamento do seguro-desemprego. O presidente do Codefat (Conselho Deliberativo do FAT), Lúcio Bellentani, pediu explicações ao governo sobre a MP.
(Liliana Lavoratti e Vivaldo de Souza)

Texto Anterior: Governo adia vencimento de dívida agrícola
Próximo Texto: SAIBA O QUE É O FAT
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.