São Paulo, quinta-feira, 27 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NBA inicia fase decisiva hoje com quatro jogos

DA REPORTAGEM LOCAL

Quatro jogos abrem hoje as disputas da primeira etapa das finais (playoffs) da NBA (National Basketball Association), a liga profissional de basquete dos EUA.
Pela Conferência Leste, o Indiana Pacers joga em casa contra o Atlanta Hawks e, no Madison Square Garden, em Nova York, os Knicks enfrentam o Cleveland.
Pela Conferência Oeste, o Seattle Supersonics começa com mando de jogo contra o LA Lakers, enquanto o Utah Jazz, também em casa, joga contra o atual campeão da liga, o Houston Rockets.
Na temporada regular, distribuídos nas duas conferências, 27 times jogaram 82 vezes cada na luta pelas vagas das finais. Cada conferência ofereceu oito vagas.
Na fase atual, a primeira das finais, emparceirados, os times jogam uma série eliminatória melhor de cinco jogos.
Os melhores passam à etapa seguinte, quando as séries serão de sete jogos.
Como os emparceiramentos obedecem a chaves distintas (veja quadro), a terceira rodada dos playoffs apontará o campeão de cada conferência.
Os dois campeões -Leste e Oeste-, a seguir, se encontram na grande final que apontará o vencedor da temporada 94-95 da NBA.
É complicado apontar um favorito nesta nova etapa da liga, sem grande risco de erro. A situação é diferente daquela enfrentada pelas equipes na temporada regular.
O ala do Phoenix, Charles Barkley, um dos principais jogadores da NBA, define os playoffs como "a hora da verdade", ou seja, o momento em que os times têm que mostrar realmente seu potencial e nível de preparação.
Alguns times podem se apresentar bem na temporada regular e depois se transformarem em protagonistas de "surpresas" nos playoffs com derrotas acachapantes.
Um exemplo: o Orlando Magic ganhou, na temporada passada, 50 jogos e perdeu 32, uma campanha que mereceu elogios.
Quando se acreditava que melhoraria ainda mais, continuou sem registrar uma única vitória em sua história em playoffs e acabou eliminado por 3 a 0 pelo Indiana.
Na temporada regular, a melhor campanha foi a do San Antonio Spurs (62 vitórias e 20 derrotas).
O Orlando Magic apresentou a melhor ofensiva (110,9 pontos por jogo), vindo a seguir o Phoenix (110,6) e o Seattle Supersonics (110,4).
A melhor defesa foi a do Cleveland, que sofreu a média de 89,9 pontos por jogo.
Como destaque nos rebotes, despontou Dennis Rodman, do San Antonio, com 16,8 por jogo.
O cestinha foi o pivô Shaquille O'Neal, do Orlando, com média de 29,3 pontos por jogo.
O armador John Stockton, do Utah, conseguiu a melhor média de assistências (passe que resulta em cesta), com 12,3 por partida.

Texto Anterior: Corinthians enfrenta Juventus e tenta 'frear o seu individualismo'
Próximo Texto: Pilotos elogiam a reforma da pista de Imola
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.