São Paulo, quinta-feira, 27 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corte de Haia julga sérvio por crime de guerra

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O primeiro julgamento de crimes de guerra cometidos na ex-Iugoslávia começou ontem em na Corte Internacional da ONU em Haia (Holanda).
O sérvio Dusan Tadic, 39, é acusado de cometer atrocidades em 1992 em um campo de prisioneiros. Ele é suspeito de matar 13 civis muçulmanos, estuprar mulheres e espancar prisioneiros do campo de Omarska.
Tadic se declarou inocente. "Reafirmo que não participei de nenhum dos crimes dos quais sou acusado", disse. Ele é o primeiro réu em processo por crimes de guerra desde a Segunda Guerra.
Tadic foi interrogado por três juízes, um americano, um canadense e um malasiano. As primeiras dificuldades surgiram na comunicação entre os magistrados e o réu. Tadic, que só fala servo-croata, não entendia as perguntas que lhe eram feitas.
A Bósnia não fez nenhuma menção ao julgamento de Tadic, nem comentou sobre o pedido da ONU de investigar os líderes sérvios Radovan Karadzic e Ratko Mladic, acusados de genocídio.

Texto Anterior: A FRASE; Presidente do Gabão pede fim de protestos; Corpo de Kim Il-sung será exposto; Homem demitido mata 2 nos EUA; Médico é condenado por eutanásia; Tropa de Myanma invade Tailândia; Veterano de guerra alemão se mata; Wiesenthal critica atitude austríaca; Argélia diz que matou 113 rebeldes
Próximo Texto: Terrorista propõe trégua em troca de artigo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.