São Paulo, sexta-feira, 28 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Berço da tecnologia pode estar na África

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Cientistas norte-americanos encontraram indícios de que o uso de ferramentas e o surgimento de relações sociais entre seres humanos começou na África e não na Europa, como se pensava até agora.
Os pesquisadores escavaram ferramentas feitas de ossos, no leste do Zaire (África). A datação do material revelou que ele tem 90 mil anos de idade, 50 mil a mais do que as ferramentas européias tidas até então como os primeiros artefatos humanos.
Algumas peças eram esculpidas, mostrando técnicas que se pensava desenvolvidas apenas milhares de anos depois. As conclusões foram publicadas na edição de hoje da revista "Science.
"Isso mostra que humanos na África inventaram sofisticadas tecnologias muito antes que os europeus, que há muito tempo recebem o crédito como iniciadores da cultura moderna, diz Brooks.
Os arqueólogos sugerem que os africanos, entre 200 mil a.C. e 40 mil a.C., na Idade da Pedra, apresentariam habilidades e características mais complexas que os homens de Neanderthal.
Estes habitaram a Europa no período Paleolítico -que se estendeu até 50 mil a.C.
Segundo Yellen, a única coisa "complicada que estes últimos faziam era enterrar seus mortos.

Texto Anterior: Dona-de-casa denuncia contrabando de armas
Próximo Texto: FMI anuncia que será mais rigoroso com países
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.