São Paulo, quarta-feira, de dezembro de
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IBGE estuda custo para realização de minicenso

AURELIANO BIANCARELLI
ENVIADO ESPECIAL A SALVADOR

O IBGE -instituto responsável pelos censos no país- está estudando os custos para a realização de uma nova "contagem populacional" no próximo ano. A possibilidade de um minicenso foi anunciada ontem em Salvador pelo presidente do órgão, Simon Scwartzman, durante o 3º Congresso Brasileiro de Epidemiologia.
"Tudo vai depender do orçamento", afirmou. Segundo seus cálculos, um censo desse porte custaria centenas de milhões de dólares.
Scwartzman também anunciou que até meados do ano os principais indicadores do IBGE estarão disponíveis através da Internet -rede que liga computadores em todo o mundo. Todo o detalhamento do censo de 1991, que ocupará cem volumes, estará primeiro ao alcance dos usuários via computador.
O instituto também lança no próximo dia 15 um relatório quinzenal batizado de "Carta do IBGE", com dados como índice de preços e produção industrial.
No encontro de Salvador, Scwartzman anunciou uma parceria com a Abrasco -Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva- para o aproveitamento e análise de dados ligados à saúde. Segundo os epidemiologistas, informações sobre a população são fundamentais para o rastreamento e prevenção das doenças.
Segundo o presidente do IBGE, a tendência do órgão é "trabalhar em parceria" com diferentes instituições, como universidades e associações de classe.
No Rio de Janeiro, o IBGE está levantando dados periódicos sobre o comércio em parceria com a Confederação Nacional do Comércio.
A pesquisa levanta dados sobre índice de preços, produção industrial, emprego e salário. Outras capitais farão parte da pesquisa em breve, disse Scwartzman.
Ele também anunciou para este ano a pesquisa Orçamento Familiar, que será feita em parceria com os Estados. A pesquisa pretende levantar todos os gastos domésticos, de alimentação a lazer. "Estamos tentando adaptar o IBGE às novas tecnologias, para termos respostas mais ágeis", afirmou.

Texto Anterior: Precocidade foi marca da carreira do músico
Próximo Texto: Nova proposta pode pôr fim à greve na educação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.