São Paulo, sábado, 29 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC imita Sarney e cria programa de rádio

WILLIAM FRANÇA; MARTA SALOMON
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso criou um programa semanal de rádio para defender suas idéias e o governo. Batizado de "Palavra do Presidente", o programa irá ao ar todas as terças-feiras, a partir do próximo dia 2, em cadeia facultativa de rádio.
O programa faz parte da ofensiva de FHC contra as dificuldades de comunicação do governo. Uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que 73% da população ouve rádio. Esse é o público que o governo pretende atingir.
O modelo adotado por FHC é uma reedição da "Conversa ao pé do rádio", que levava ao ar, nas sextas-feiras, a palavra do ex-presidente José Sarney.
Recentemente, em visita aos EUA, FHC soube que o presidente Bill Clinton também tem um programa de rádio aos sábados.
Voltou dos Estados Unidos decidido. O pronunciamento do rádio de quarta-feira foi o teste. A repercussão foi considerada positiva pela assessoria do Planalto.
O presidente se diz ouvinte assíduo de rádio. Durante a campanha presidencial, FHC cuidou de cativar eleitores pelo rádio.
Seguia então um conselho do senador José Sarney (PMDB-AP), de que o rádio é o melhor caminho para atingir as camadas mais pobres da população.
Na "Palavra do Presidente", FHC pretende falar do Real e ganhar apoio popular às reformas que defende na Constituição. Os programas deverão se concentrar em dois temas de seu programa de governo: saúde e educação.
Para se comunicar com seus ouvintes, FHC adotou um estilo com muitas repetições de frases e perguntas. O programa deve ter entre três e quatro minutos e poderá contar com a participação de ministros. O "Palavra do Presidente" será gravado pela Radiobrás e estará disponível às rádios entre as 0h e as 18h de terça-feira. As emissoras poderão copiá-lo e reproduzi-lo livremente.

Texto Anterior: Malan volta a atacar os 'coveiros do Real'
Próximo Texto: COMUNICADO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.