São Paulo, sábado, 29 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda as listas do governo

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O "Diário Oficial da União" publicou ontem duas listas de produtos, ambas de exceção à TEC (Tarifa Externa Comum) do Mercosul (Mercado Comum do Cone Sul, que inclui Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina).
A TEC é usada pelos países do Mercosul para taxar os produtos importados dos países que estão fora deste bloco econômico. A lista de exceção permite que determinados produtos tenham um tratamento tarifário diferenciado (ou seja, importado com uma alíquota diferente da TEC).
A primeira lista brasileira de exceção à TEC foi modificada e traz alíquotas que atendem aos limites acertados com o Gatt (Acordo Geral de Tarifas e Comércio).
Os EUA, integrantes do Gatt, protestaram contra o aumento das alíquotas de II (Imposto de Importação) de carros, eletrodomésticos e eletroeletrônicos brasileiros para 70%, definido no final do último mês de março. O Brasil foi obrigado a rever as alíquotas.
A segunda lista de exceção à TEC é paralela à primeira e contém 150 produtos.
Esta listagem foi negociada com os países do Mercosul e terá alíquotas flexíveis para combater o desabastecimento provocado pela entressafra e pela pressão de setores oligopolizados.

Texto Anterior: Governo reduz alíquotas de eletrodoméstico
Próximo Texto: Cervejaria mexicana quer fábrica no país
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.