São Paulo, domingo, 30 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GLOSSÁRIO

AP - Fundada em 1962, a Ação Popular era composta por estudantes católicos. Em 1965, a organização adota o marxismo-leninismo. Em 1972, a AP se divide, e grande parte adere ao PC do B.
Convergência - Organização trotskista organizada nos anos 70. Em 1977 adota o nome de Partido Socialista dos Trabalhadores. Publica o jornal "Convergência Socialista" a partir de 1978. Expulsa do PT em 92, cria o PSTU.
Democracia direta - Regime em que as decisões políticas são tomadas diretamente pela população em assembléia, sem intermediários. Inspira-se nas democracias gregas da Antiguidade.
Democracia representativa - Regime em que as decisões políticas são tomadas por representantes eleitos, direta ou indiretamente, pela população. É o sistema usado nas democracias atuais.
Ditadura do proletariado - Fase de transição que se sucederia à revolução comunista, em que a violência seria empregada para eliminar a resistência burguesa. Seria seguida pela abolição do Estado.
Imperialismo - Dominação política e/ou econômica de uma nação sobre outra. Segundo a doutrina, os países imperialistas extraem riquezas dos países dominados.
Luta armada - Todos os grupos revolucionários admitem a necessidade de utilizar a luta armada. Eles se dividem em duas grandes tendências. Os que defendem uma estratégia "insurreicional" (um levante como o que ocorreu na Rússia em 1917) e os que pregam a "guerra popular prolongada" (guerrilha de longa duração, como ocorreu na China, Vietnã e Cuba).
Luta de classes - Segundo o marxismo, a sociedade atual está dividida em duas classes principais, a burguesia e o proletariado.
Marxismo - Movimento baseado nas idéias do filósofo alemão Karl Marx (1818 -1883). Segundo ele, as contradições do capitalismo provocariam sua dissolução e substituição pelo comunismo.
MR-8 - Sigla adotada por duas organizações. A primeira surgiu em 1967 de uma dissidência do PCB do Rio, que foi totalmente destruída pela repressão em 1969. No mesmo ano, outra dissidência do PCB, localizada na Guanabara, adota o mesmo nome. Abandona a luta armada por volta de 1972.
PCB - Fundado em 1922, com orientação marxista-leninista, o PCB sofre rachas em 1928 (trotskistas), 1962 (PC do B) e após 1964. Em 1992, troca o nome para PPS. A minoria cria outro PCB.
PC do B - Cisão do PCB surgida em 1962, quando o partido abandona o stalinismo. O PC do B alinha-se ao PC chinês e adota o maoísmo. Organiza a Guerrilha do Araguaia nos anos 70.
PCR - A sigla (Partido Comunista Revolucionário) designava, na década de 1960, uma cisão do PC do B no Nordeste. O novo PRC nada tem a ver com a antiga organização.
PRC - Dissidência do PC do B, que adota o nome de Partido Revolucionário Comunista em 1984. No fim dos anos 80 abandona o radicalismo e transforma-se na tendência Democracia Radical.
4ª Internacional - Organismo que reunia os partidos trotskistas em todo o mundo (em oposição à 3ª Internacional, hoje extinta, de linha stalinista).
Social-democracia - Tendência política que pretende atingir o socialismo através de uma transição pacífica e consensual, alcançada dentro do regime democrático.
Socialismo - Movimento que objetiva criar uma sociedade sem classes sociais. O termo é frequentemente usado para designar social-democracia.
Stalinismo - Linha política que deriva do político russo Josef Stálin (1897-1953), que governou a URSS de 1923 a 1953. Defendia a tese de que o socialismo poderia ser adotado em um só país.
Trotskismo - Linha política que deriva de Leon Trotsky (1879 -1940), adversário de Stálin expulso da URSS em 1929. Para ele, o socialismo deveria ser implantado através de uma revolução mundial.

Texto Anterior: Grupo do MR-8 cria PCR
Próximo Texto: Sérgio Motta fez a cabeça de esquerdista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.