São Paulo, domingo, 30 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OMS faz campanha contra cigarro; A FRASE; O NÚMERO; Epilepsia não é uma doença contagiosa; Médico desaconselha plástica após o parto; MG sedia seminário de comunicação e saúde

<UN->JULIO ABRAMCZYK

OMS faz campanha contra o cigarro
No dia 31 de maio próximo, a exemplo dos anos anteriores, será realizada a Jornada Mundial sem Tabaco, como parte da campanha permanente patrocinada pela Organização Mundial da Saúde contra o cigarro e outros produtos derivados do tabaco. Segundo o médico Hiroshi Nakajima (foto), diretor-geral da OMS, não se pode mais ignorar as consequências do vício do fumo e da venda em massa de produtos nocivos para a saúde.

A FRASE
"As dependências precoces são as mais fortes. É através das novas gerações, e com elas, que iremos vencer a batalha contra o cigarro".
(Do médico Hiroshi Nakajima, diretor-geral da OMS).

O NÚMERO
1
... em cada cem pessoas é portadora de epilepsia, segundo a OMS.

Epilepsia não é uma doença contagiosa
A epilepsia se caracteriza por ataques com perda de consciência e convulsões de curta duração, porém repetitivos, sem tratamento. Não é uma doença contagiosa. Entre as várias causas que desencadeiam a doença estão fatores genéticos, asfixia no momento do parto, lesões cerebrais traumáticas e enfermidades infecciosas e parasitárias que podem ser prevenidas por aconselhamento genético, atendimento pré-natal das gestantes e controle e tratamento das doenças infecciosas e parasitárias.

Médico desaconselha plástica após o parto
O resultado de uma cirurgia plástica no abdome logo após o parto pode ser desastroso. Os cirurgiões plásticos Nilton Schor e Pérsio de Freitas, em "Cirurgia Plástica sem Segredos", Livraria e Editora Nobel, explicam que após o parto o útero apresenta um tamanho igual ao do quarto mês de gestação. Nesta fase, a presença de edema (inchaço) no tecido do abdome desaconselha uma plástica, já que os tecidos edemaciados, ao retornarem ao normal, tornarão a intervenção um desastre para a estética abdominal.

MG sedia seminário de comunicação e saúde
O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (MG) programou para os dias 4 e 5 próximos a realização de um seminário sobre "Comunicação e Saúde", quando serão abordados os temas "A Crise da Saúde Pública no Brasil", "Duas Éticas: Médica e Jornalística" e "A Relação da Mídia com os Hospitais Públicos". Participarão da reunião médicos, jornalistas, assessores de imprensa e estudantes de medicina e de jornalismo.
(Julio Abramczyk)

Texto Anterior: Medicações ajudam a evitar doença cardíaca
Próximo Texto: Congresso prepara 'Mercosul da saúde'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.