São Paulo, domingo, 30 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Palestra relata 'Mãos Limpas'

ESPECIAL PARA A FOLHA

Na semana passada, quatro procuradores da República da Itália estiveram no Brasil para contar sua experiência à frente da Operação Mãos Limpas. Esta operação investiga a corrupção organizada, e já resultou na condenação de vários ex-ministros.
Francesco Borrelli, Francesco Greco, Piercamillo Davigo e Gherardo Colombo, procuradores em Milão, vieram a convite de dois integrantes do Ministério Público de São Paulo, Carlos Eduardo Buono e Antonio Bentivoglio.
O objetivo da visita e das palestras é : 1) sensibilizar o presidente Fernando Henrique Cardoso para que vete o projeto de combate ao crime organizado aprovado pelo Congresso; e 2) pressionar o Congresso para que aprecie os projetos sobre o mesmo assunto elaborados em 1994 por comissão do Ministério da Justiça.
A Operação Mãos Limpas começou em fevereiro de 92. De lá para cá, as investigações atingiram 2.700 pessoas, e já resultaram em cerca de 400 condenações.
Na Itália, o Ministério Público tem sob suas ordens a polícia judiciária e dirige as investigações. Os procuradores podem quebrar o sigilo bancário, determinar buscas e apreensões e, com ordem do juiz, fazer escuta telefônica.

Texto Anterior: O QUE DIZ O PROJETO
Próximo Texto: Câmara tem mais 7 projetos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.