São Paulo, domingo, 30 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trânsito é item que mais incomoda trabalhador

DA REDAÇÃO E DA REPORTAGEM LOCAL

O trânsito é o que mais incomoda o paulistano. Segundo a pesquisa Datafolha, 57% dos trabalhadores afirmam que o trajeto casa-trabalho e trabalho-casa causa muito irritação.
É o caso de José Luiz Dissenha, 40, diretor da empresa Dissenha, que gasta quase duas horas no trajeto entre o Jardim Marajoara (zona sul) e o Aeroporto (na mesma região).
"O país perde tempo e dinheiro. Você não produz e nem consome a não ser combustível, que ainda polui a cidade", diz o executivo que de manhã leva o filho à escola, no Morumbi (também zona sul).
Segundo ele, se houvesse transporte público de boa qualidade, as pessoas o usariam mais.
"Metrô seria uma ótima opção. Sempre que o trajeto é propício, uso esse meio de transporte."
A pesquisa mostra ainda que para 16% o trânsito incomoda só um pouco e para quase um terço (27%) não incomoda.
Enquanto 61% dos entrevistados gastam de 30 minutos a uma hora para ir e voltar do trabalho, 22% levam de uma até duas horas e 17% mais de duas horas.
Os outros motivos que perturbam muito os trabalhadores são insegurança em relação ao trabalho (24%), mudança de emprego (20%) e possibilidade de ser demitido (18%).
Questionados sobre se a família cobra uma presença mais frequente em casa, metade dos entrevistados (51%) respondeu sim.
A taxa chega a 53% entre os homens. Este é o caso do economista Laerte Aliotti, 48, que passava a maior parte do tempo em viagem de negócios.
"Chegava a passar duas semanas fora, sem ver a mulher e os filhos", diz Aliotti, que trabalhava no banco Bozano, Simonsen.
Tanto foi cobrado que resolveu mudar de vida. Há três meses saiu do banco, montou um escritório de corretagem de seguros e virou consultor de investimentos.

Texto Anterior: Mulher prefere a terceirização
Próximo Texto: Empresa deve manter programa médico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.