São Paulo, domingo, 30 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUEM É QUEM

Donald Davidson - filósofo americano, autor de uma teoria da moral e do direito que se contrapõe à ética discursiva defendida por Apel e Habermas

Hans-Georg Gadamer - filósofo alemão, que desenvolve os fundamentos de uma filosofia hermenêutica (interpretação de texto) com grande influência sobre a teoria literária.
John Rawls - filósofo americano, autor de "Theory of Justice", em que admite a desobediência civil quando o sistema jurídico fere o princípio da justiça.

Karl-Otto Apel - colega de Habermas nos últimos dez anos no Departamento de Filosofia da Universidade de Frankfurt, é autor de "Diskurs und Verantwortung" (Discurso e Responsabilidade, 1978). Ele e Habermas são os fundadores da chamada ética discursiva.

Ludwig Wittgenstein (1889-1951), autor do "Tractatus Logico-Philosophicus, que discute os limites lógicos da linguagem. A partir de sua obra, surge em 1929 o neopositivismo do chamado Círculo de Viena, que deve sua origem à iniciativa do físico Moritz Schlik (1882-1936). Outros representantes do movimento são o lógico Rudolf Carnap e o economista Otto Neurath.
Para os neopositivistas, à filosofia cabe apenas dizer se uma proposição é correta em relação a outras proposições reconhecidas como corretas -atuando assim apenas num universo de formulações lógicas.

Niklas Luhman - sociólogo alemão, autor, juntamente com Habermas, de um trabalho chamado "Gesellschaftstheorie oder Sozialtechnologie? (Teoria da Sociedade ou Tecnologia Social?, 1971), uma polêmica entre os dois autores. É autor de "Legitimação pelo Procedimento e "Poder, publicados no Brasil.

Wilhelm Dilthey (1833-1911) - filósofo alemão, é autor de "A Construção do Mundo Histórico nas Ciências do Espírito, em que propõe que o homem é um produto da história.

Texto Anterior: A HISTÓRIA NEGATIVA
Próximo Texto: A HISTÓRIA NEGATIVA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.