São Paulo, domingo, 30 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cicatrizar é limpeza

cicatrizar é limpeza
Dá para melhorar o aspecto de uma cicatriz com cirurgia, "mas sumiço total só acontece em filme ou novela", diz o cirurgião plástico Alberto Tadeu De Luiz. Então, melhor ajudar a cicatrização, que depende basicamente da produção do colágeno (a "cola" do tecido). O processo ocorre de dentro para fora e quase sempre prescinde de "pomadinha". No geral, basta limpar a área com água e sabão neutro. A água oxigenada só deve ser usada em casos de infecção. "É um bom antisséptico, mas irrita tecidos e pode matar algumas células".

QUELÓIDE
A cicatriz saltada como tumor é fruto da superprodução de colágeno. Principais tratamentos: cirurgia, infiltração de corticóide e betaterapia (aplicação de raio estrôncio, que reduz o colágeno). Prevenção: "compressão constante do corte, por malha elástica, por até um ano", diz o cirurgião.

PRÓS - CONTRAS
Limpeza do local, alimentação rica e variada e bom estado geral de saúde ajudam a cicatrização. Sujeira e corpos estranhos na área; má oxigenação do sangue (olá, fumantes) e doenças crônicas (como diabetes) atrapalham.

fonte: Alberto Tadeu de Luiz (cirurgião plástico/Clínica Ibirapuera)

Texto Anterior: "no ban aparecer los cabelitos?"
Próximo Texto: tudo por um belo barrigão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.