São Paulo, terça-feira, 2 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC vai ao rádio para explicar reformas

SILVANA DE FREITAS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso gravou ontem a sua primeira participação no programa de rádio ``Palavra do Presidente".
O programa estréia numa semana decisiva para o governo, quando será votada no plenário da Câmara dos Deputados a primeira emenda de reforma constitucional.
Na mensagem, de três minutos e 15 segundos, o presidente defende o Plano Real, a necessidade de reformas constitucionais e políticas sociais mais justas. FHC decidiu semana passada falaria no rádio semanalmente, às terças-feiras.
Na mensagem, ele manteve o discurso que adotou desde o início da campanha presidencial, segundo a sua assessoria. Disse que o Plano Real é importante para a estabilidade econômica e usou de didatismo para explicar a necessidade das reformas constitucionais.
A gravação feita ontem está à disposição das rádios desde a 0h de hoje. A transmissão é facultativa. Apenas a rádio Nacional (que é do governo) fixou o horário de veiculação: 6h.
FHC gravou a mensagem às 16h20 em seu gabinete, no Planalto. Antes, leu o texto preparado por sua assessoria e incluiu alguns trechos de improviso. A pedido das emissoras, o texto não foi divulgado. Ele iniciou sua fala explicando aos ouvintes por que vai utilizar o rádio todas as terças-feiras.
``Será o início de uma longa conversa de quatro anos", disse a secretária de imprensa, Ana Tavares. A assessoria de FHC nega que o programa seja uma repetição do ``Conversa ao Pé do Rádio", do ex-presidente José Sarney (85-90). Sarney também falava no rádio às terças-feiras. Sua estréia foi em outubro de 1985.
Segundo a assessoria, FHC, como parlamentar, sempre gostou de utilizar espaço nas rádios paulistas.
Sarney se inspirou nos pronunciamentos do ex-presidente norte-americano Franklin Roosevelt que, em 1933, criou o programa ``Conversas ao Pé do Fogo" para divulgar seus planos de combate à recessão econômica.

Texto Anterior: Nova evangelização
Próximo Texto: FHC passa manhã em sua fazenda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.