São Paulo, terça-feira, 2 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tumulto e mais de cem perdidos marcam dia de visita gratuita a zôo

DA SUCURSAL DO RIO

Tumulto, confusão e pelo menos cem pessoas perdidas. Assim foi o dia de visita gratuita, ontem, ao Jardim Zoológico do Rio, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão (zona norte).
As roletas registraram a entrada de 78 mil pessoas. O presidente da Fundação Rio Zôo, Maurício Lobo, disse que um número pelo menos igual a este de gente entrou sem passar pelas roletas.
A confusão aconteceu por volta de 11h. A fila na entrada do zôo era tão grande que muita gente deu a volta e tentou entrar pelo portão de saída.
Os seguranças do zoológico não permitiram. Houve empurra-empurra entre quem tentava entrar e quem queria sair. O portão de saída teve que ser fechado.
Para controlar o tumulto, a direção do Jardim Zoológico fez com que os visitantes usassem como saída um portão dos fundos, usado pelos funcionários.
As roletas de entrada foram retiradas, para diminuir a confusão. Não houve feridos. À sala de atendimento chegaram quase cem pessoas, entre crianças e adultos, perdidas dos acompanhantes.
O menino Diogo Marques, 12, desmaiou na fila de espera e se perdeu. Foi atendido na sala de crianças perdidas com um machucado na cabeça.
O garoto veio de morro da Pedra (zona oeste) visitar o zoológico com um grupo da vizinhança.
Nas alamedas, muitas mães choravam procurando os filhos. Até um bebê de um mês e meio, perdido dos pais, foi levado à sala especial do zoológico.
``É um absurdo, não se tem segurança nenhuma com essa quantidade de gente", afirmou Luísa Machado, que procurava a filha Karina, 5.
Maurício Lobo disse que dispõe de 30 vigilantes e cerca de 50 funcionários para fazer a segurança do Jardim Zoológico e orientar os visitantes.
``Penso em modificar a visita gratuita no 1º de maio. Ano passado, nós tivemos 40 mil visitantes, e este ano foi este tumulto. Em um domingo normal, recebemos 25 mil pessoas, e já é muita gente", disse.
O ingresso para o Jardim Zoológico custa R$ 2,00. A idéia do diretor é fazer três dias de visita com ingressos a preço reduzido, ou oferecer entradas gratuitas apenas para crianças.

Texto Anterior: Dia quente leva 30 mil ao Horto e Ibirapuera
Próximo Texto: Aula recomeça após 34 dias de greve
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.