São Paulo, terça-feira, 2 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo quer aumentar IR pago por empresas

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo pretende enviar ao Congresso, até o final deste ano, um projeto de lei fazendo alterações no Imposto de Renda das empresas (IRPJ -Imposto de Renda da Pessoa Jurídica).
O principal objetivo é reduzir as deduções e abatimentos permitidos pela atual legislação, anunciou ontem o secretário da Receita Federal, Everardo Maciel.
Na opinião de Maciel, existem hoje muitas ``brechas" legais que permitem às empresas pagar menos IR. Até investimentos em propaganda, em alguns casos, podem ser usados para reduzir o imposto a pagar.
O secretário não quis antecipar ontem nenhum alvo específico do projeto em estudo pelo governo, que será encaminhado à parte do projeto de reforma tributária.
Atualmente, cada empresa atuante no país paga uma média mensal de R$ 660 em IRPJ, informou Everardo Maciel. Se forem excluídos os bancos, a média cai para R$ 490, acrescentou ele.
O secretário explica que esses valores, considerados muito baixos, resultam em parte das múltiplas possibilidades dadas pela lei de reduzir o imposto.
A sonegação fiscal -ou seja, práticas ilegais para não pagar imposto- é apenas um dos motivos.

Texto Anterior: As vantagens do seguro-garantia
Próximo Texto: Força Sindical desenvolve atividades empresariais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.