São Paulo, quarta-feira, de dezembro de
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Subtipo de HIV influencia risco de transmissão

DA REDAÇÃO

Subtipo de HIV influencia risco de transmissão
Cientistas dos EUA e da Tailândia encontraram indícios de que a taxa de transmissão do HIV (vírus que provoca a Aids) varia em função do subtipo do vírus.
"Diferentes riscos de transmissão por subtipos poderiam ter grandes implicações no desenvolvimento de vacinas e na prevenção da doença", afirmaram.
As conclusões se baseiam em um estudo conduzido entre fevereiro de 1992 e abril de 1993, que envolveu 185 casais em Bancoc, na Tailândia.
Em Bancoc, o risco de uma pessoa se infectar com o vírus através de um único ato sexual é de 31 a 56 vezes maior do que nos EUA, segundo a revista.
Os pesquisadores investigaram 90 casais no hospital Chulalongkorn e outros 95 espalhados por 15 clínicas, pelo uso de drogas injetáveis.
Os cientistas investigaram o estilo de vida, a história clínica e o subtipo de todas as pessoas envolvidas.
Constataram que os homens do hospital tinham maior probabilidade de ter a parceira soropositiva do que os das clínicas.
Entre os primeiros, o subtipo E era predominante, enquanto o subtipo B era o mais comum entre os últimos.
A análise final mostra que a chance de as mulheres estarem infectadas era 2,5 vezes maior quando o homem tinha o subtipo E do que quando estava com o B.
"O predomínio do subtipo E na Tailândia pode ter contribuído para o rápido alastramento da epidemia de Aids", concluíram os pesquisadores.

Texto Anterior: Senado rejeita processo contra Amorim
Próximo Texto: Ruralista ameaça ir à Justiça contra Sarney
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.