São Paulo, sexta-feira, 5 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRE paulista testará voto eletrônico dia 21

Sistema poderá ser usado já em 96

DA REPORTAGEM LOCAL

O voto eletrônico, via computador, pode ser implantado já nas eleições municipais de 1996 em São Paulo, segundo o desembargador Carlos Alberto Ortiz, 63, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Visando o pleito de 1996, o TRE paulista faz o primeiro teste com o voto informatizado no dia 21, quando haverá plebiscito em 11 cidades do Estado. O voto será facultativo.
Em cada uma dessas cidades, o eleitor de determinado distrito (bairro) vai decidir se sua região deve ou não se emancipar (tornar-se um município).
O teste do voto eletrônico vai envolver só os eleitores de Jumirim (distrito da cidade de Tietê), Gavião Peixoto (Araraquara) e Paulistânia (Agudos), totalizando 4.185 votantes.
O eleitor vota através de um computador. Na tela, aparecem as opções de voto. Após a escolha, se houver erro de digitação, é possível corrigir. O voto só é válido depois de apertada a tecla de confirmação. O funcionamento é similar ao de um caixa eletrônico de banco.
O TRE estima que o resultado, nesses três distritos, saia em, no máximo, cinco minutos.
Se ocorrer falha de energia, um sistema de segurança permite que os resultados sejam salvos através de disquete.
No pleito de 96, os votos, em sistema similar, poderão ser totalizados em 30 minutos.
``Há 80% de chance de termos o voto eletrônico em 96. Cairá para pelo menos 5% a chance de fraude", disse Ortiz.

Texto Anterior: Partidos resistem ao PFL
Próximo Texto: Os donos da vitória
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.