São Paulo, sábado, 6 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morre o presidente do Banco Mundial

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Lewis Preston, presidente do Banco Mundial (Bird), morreu ontem nos EUA aos 68 anos. Segundo os médicos, a causa da morte foi câncer generalizado (que atinge vários órgãos do corpo humano).
Preston exercia o cargo de presidente do Bird desde 1991. No início d o mês de março deste ano, ele pediu ao ao presidente Bill Clinton para deixar o cargo, alegando problemas de saúde.
Preston, que morreu em sua residência em Washington, deveria deixar o cargo até o final do mês.
O Bird nomeou o diretor executivo da instituição, Richard Frank, presidente interino do Bird enquanto o presidente nomeado não assumir o cargo.
O sucessor definitivo de Preston será o banqueiro australiano James Wolfensohn, 61. Ele foi eleito em março deste ano e deverá ocupar o cargo nos próximos cinco anos. Wolfensohn assume a presidência do Bird no dia 1º de junho.
O Bird, que conta com 6.600 empregados em todo o mundo, é responsável pela concessão anual de US$ 20 milhões em empréstimos.
Preston assumiu a presidência do Bird em 1991, em meio à crise mundial do comunismo que resultou no final da União Soviética.
Antes de presidir o Bird, ele foi presidente do Conselho de Administração do Banco de Nova York.
Preston nasceu em Nova York e passou grande parte de sua vida em Paris. Era graduado em História pela Universidade de Harvard.
Em 1955 começou sua carreira no banco norte-americano J.P. Morgan, com sede em Nova York. Em 1966 foi enviado a Londres, onde exerceu o cargo de representante do Morgan junto ao governo britânico.
Em 1968, Preston voltou a Nueva York como vice-presidente do Conselho de Administração do Morgan e de sua principal subsidiária, a Morgan Guaranty Trust. Dez anos depois assumiu a presidência das duas entidades.
Durante seu mandato como presidente do Bird, Preston visitou os principais países latino-americanos, entre eles o Brasil, Chile e México.

Texto Anterior: Sobre as operações de "factoring"
Próximo Texto: Saiba como declarar aplicações no exterior
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.