São Paulo, sábado, 6 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Krajcberg denuncia queimadas em exposições

MÔNICA SANTANNA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

O artista plástico Frans Krajcberg, 74, polonês naturalizado brasileiro, expõe simultaneamente, desde anteontem, no Museu Metropolitano de Arte e na Jardim Botânico de Curitiba.
``A Revolta" é o nome da mostra e tem como tema as queimadas (forma de preparo do terreno para plantio em que se queima a vegetação).
As peças da exposição foram feitas com galhos retorcidos, troncos de árvores queimados que chegam a 4,5 metros de altura e cascos de tartaruga.
São quase 200 obras, incluindo fotos feitas pelo próprio Krajcberg, que foram ampliadas para denunciar a devastação das matas brasileiras.

Massacre
``Queimam agora muito mais do que antes. Impressionou-me o massacre que vi no ano passado no Acre. Fiquei até doente", disse Krajcberg.
Segundo ele, no Acre as queimadas são feitas por migrantes da região Sul e por integrantes de seitas religiosas que ``queimam as áreas para transformá-las em fazendas".
Kracjberg não gosta que o chamem de artista. Segundo ele, sua mostra não tem nada de arte. É um ato político. ``Tudo que faço é político", disse.
``Luto com meu trabalho para mostrar a minha revolta", afirmou Kracjberg, que mora no município de Nova Viçosa, no sul da Bahia. O artista vive no Brasil há 43 anos.
``Minha mata está morrendo", disse. Kracjberg disse que trabalha com a ``vida destruída para dar outra vida".

Caminhões
A mostra ``A Revolta" foi trazida a Curitiba por quatro caminhões, sob patrocínio da Fundação Cultural de Curitiba. Kracjberg expôs pela última vez no Rio de Janeiro, durante a realização da Eco-92.
As maiores obras do escultor estão no Jardim Botânico. São os troncos de árvores carbonizados pelas queimadas que foram transformados em esculturas.
Paralelos à exposição, serão realizados o ``Ciclo do Cinema" (até o dia 21 de maio), um concerto com Egberto Gismonti e a Orquestra de Câmara de Curitiba (hoje e amanhã) e um seminário sobre meio ambiente (amanhã).

Texto Anterior: Edmund Wilson tem biografia aos cem anos
Próximo Texto: Bomba! Noite de gala no Prêmio Echarpe!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.