São Paulo, sábado, 6 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ford leva Judas à Irlanda

INÁCIO ARAUJO
DA REDAÇÃO

Ford leva Judas à Irlanda
Os dois destaques do dia estão encavalados. "O Delator" entra às 22h30, na Cultura. "Lanternas Vermelhas", à 0h35, na Globo.
"O Delator" traz a história do homem que, ao ser desprezado por revolucionários irlandeses, delata um amigo à polícia inglesa. Jorge Luis Borges, o argentino, comentou o filme e o julgou memorável o bastante para estimular uma discussão.
Ele aponta como limitação do filme a excessiva motivação do personagem para seu ato de vilania. Com isso, a infâmia se vê diminuída pelo excesso de psicologia.
A ambientação excessivamente européia (recriada em Hollywood) é outro problema que Borges aponta. Com tudo isso, ou justamente por isso, o filme representa magnificamente o cinema fordiano (e hollywoodiano) dos anos 30.
"Lanternas Vermelhas", o primeiro grande sucesso do cinema chinês no Brasil, é um filme colorido. Seu apuro estético, base desse sucesso, é o que talvez ameace sua sobrevivência: ele soterra, de certa forma, o drama da moça que casa com um senhor, na China do início do século.
(IA)

Texto Anterior: Bomba! Noite de gala no Prêmio Echarpe!
Próximo Texto: Nossos cineastas são mortos de fome e delírio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.