São Paulo, domingo, 7 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Socialismo blablablá

MARCOS AUGUSTO GONÇALVES

Socialismo blablablá
Quem tem suado muito para aparecer no palco político é o cada vez mais esquisito PT. Suor teórico e político.
Na primeira categoria, a tentativa mais recente foi a de Aloizio Mercadante que, num esfalfante artigo na Folha de domingo passado, lançou essa brilhante categoria "neoliberalismo tardio".
Com ela o ex-futuro vice tenta defender seu nacionalismo de bigode, ideário mais para um general dos anos 70 do que para um economista de "esquerda" dos 90.
Nossso "machoamarelismo é merdavarelo e poti", como trocadilhou certa vez Caetano Veloso. Tem medo do mundo, tem medo de internacionalização, tem medo de dinheiro, confunde projeto nacional com economia estatal.
Mercadante tenta pintar o velho sonho de Geisel com tinturas de "esquerda". Defende um capitalismo de Estado. E para ser moderno postula que as estatais "precisam de liberdade operacional que preserve a nacionalidade econômica, articulada ao resgate de seu caráter público, através de mecanismos que assegurem transparência do controle social e democrático".
Brinca de Lego teórico no jardim de infância do socialismo tardio.
Suor político: a direção do partido tenta manter posições intransigentes contra as reformas enfrentando seus próprios parlamentares e administradores. Ou seja, a parte do PT que tem contato com o mundo do poder real.
Claro que parlamentares continuam fazendo política no Congresso e prefeitos até promovendo privatizações. Têm mais o que fazer, além de ficar imaginando como o funcionalismo público -principal base petista- poderá assumir a vanguarda da revolução socialista, que por sua vez criará mecanismos que assegurem transparência e controle democrático, blablablá...

Texto Anterior: London, London
Próximo Texto: Macaco Simão estuda a sociologia da pipoca
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.